
HEALTHTECHS
ENTREPRENEURS GROUP
Mais conhecidas como startups que atuam na área da saúde, as empresas de healthtech têm como objetivo central melhorar o sistema, trazendo novas tecnologias para o setor da saúde.
HEALTHTECHS
O que é, para que serve e mercado:
Mais conhecidas como startups que atuam na área da saúde, as empresas de healthtech têm como objetivo central melhorar o sistema, trazendo novas tecnologias para o setor da saúde.
Por isso, é um nicho de mercado que vem chamando cada vez mais a atenção de investidores.
Cenário
& Mercado
O segmento registrou alta de 118% apenas durante a pandemia de Covid-19. Assim, saltou de 248 empresas em 2018, para 542 em 2020, de acordo com o relatório do Distrito Healthtech Report 2020. E, em 2021, já são 747 healthtechs atuantes.
Com destaque para as soluções relacionadas à gestão e prontuários eletrônicos (25%). Também se destacam nas áreas de acesso da informação (16,7) e marketplace (12,6).
Conceito
Empresas healthtechs são startups de base tecnológica criadas com objetivo de solucionar problemas do setor da saúde e tudo que se relaciona a ele.
Com uma área de atuação bem abrangente, atuam na modernização de clínicas e hospitais, gestão de entidades públicas, consultórios médicos inteligentes, tecnologias avançadas para exames, autocuidado, autoatendimentos, entre outros.
CARACTERÍSTICAS
São modelos de negócios com características próprias e produtos que agreguem escalabilidade, facilidade para replicar ideias e ter a inovação como diferencial.
Algumas Categorias:
Acesso à informação: portais e conteúdo educativo, fitness, bem-estar, planos de saúde;
AI & Big Data: AI & robótica, big data e analytics;
Farmacêutica e diagnóstico: e-commerce, pesquisas farmacêuticas, genômica, exames;
Gestão e PEP: prontuário eletrônico, gestão hospitalar, gestão clínica, atestados, laudos e prescrições;
Medical devices: equipamentos e 3D;
Pacientes: engajamento de paciente,terapias digitais e comunicação;
Marketplace: marketplaces de oferta própria e de terceiros e clínicas populares;
Telemedicina: teleatendimento, telediagnóstico e telemonitoramento;
Wearables e IOT: wearables e sensores de saúde.
Para que servem as Healthtechs?
As healthtechs oferecem otimização dos serviços de saúde pessoal, prevenção e de sistemas de gestão. Também podem desenvolver tecnologias voltadas para procedimentos cirúrgicos, protótipos robóticos, entre outros. Suas principais atividades são os segmentos da Medicina preventiva, preditiva, proativa e a personalizada.
Tipos de produtos de Healthtech
Seguindo essa linha de atividades, o desenvolvimento de produtos também são os mais diversos. Sempre tendo como base a aplicação de conhecimentos e habilidades em forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos ou sistemas.
Podem ser:
Vacinas;
Microcâmeras (como as já usadas em cápsula endoscópica);
Aparelhos para cirurgia virtuais ou robóticas;
Impressões de órgãos 3D;
Outros
Áreas de Desenvolvimento
Principais Áreas:
Prevenção
Gestão
Diagnóstico
Tratamento
Elas estão contribuindo para uma acelerada transformação do mercado da saúde, atraindo altos investimentos e benefícios.