Como “bombar” o seu instagram médico?

A Health Marketing Group preparou umas dicas para você, profissional da saúde, fazer do seu instagram um canal de sucesso, aumentando a sua visibilidade profissional!

Sobre o Instagram:

O Instagram, uma das plataformas mobile mais utilizadas no mundo, atualmente por milhões de pessoas, possui alguns segredos de sucesso para quem deseja utilizar de forma promocional e comercial ou apenas buscar notoriedade social.

De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Insta é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários. O Brasil é o 3º em número de usuários do instagram, no mundo!

Por ter como atributos principais e ocultos, atender as necessidades de pertencimento social e curiosidade pessoal, o resultado é o acesso diário e prolongado de muitas pessoas aos feeds, stories, IGTV, entre outras ferramentas que sempre estão evoluindo na plataforma e, paralelo a isto, vem a utilização diária em busca do devido engajamento por pequenas e grandes marcas, como também, por influenciadores e profissionais, através de postagens de conteúdo.

Mas o que as pessoas realmente buscam no Insta?

No Instagram as pessoas estão compartilhando de momentos de lazer, se informando, investigando a vida social dos amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos, mas também. estão buscando referências, informações, contato... entre outras formas de entretenimento.

Portanto, a sua comunicação deve estar dentro desse contexto!

Para o profissional da saúde, que está no dia-a-dia da profissão, aquele intervalo entre um atendimento, entrando e saindo do bloco cirúrgico, a reunião com os profissionais médicos, no hospital, no consultório, estudando, ensinando, participando do congresso...por exemplo, são momentos profissionais compartilháveis, chamados de “momentos instagramáveis”, e que podemos explorar de uma forma que contribua para a vida profissional, sobre alguns aspectos:

  • Reconhecimento profissional

  • Notoriedade pelos colegas de classe

  • Demonstrar conhecimento de causa

  • Conquistar fãs através da simpatia e originalidade (espontaneidade)

  • Informar sobre algum tema que domina

  • Dar dicas sobre alguma forma de prevenção de saúde

  • Dar referências sobre algum canal importante

  • Informar sobre doenças, causas, efeitos e consequências

  • Mostrar como é o seu cotidiano profissional

  • Mostrar como você é pessoalmente, para casos de pacientes que o seguem

  • Humanizar-se!

Existem várias formas e teorias de como engajar públicos e nenhuma delas é totalmente a correta, nem a incorreta, pois como sabemos, essa forma de relacionamento digital é ainda muito nova e sempre está mudando, por isso é importante estar atualizado nas mais diversas formas de conquistar públicos, seguidores, followers, engajar, etc.

Abaixo, listamos algumas ideias para você profissional da saúde, ter um Instagram de sucesso e ajudá-lo a se relacionar de forma efetiva que contribua para o seu negócio de saúde!

Dicas para Construção de Conteúdo:

Pilar de Entretenimento:

  • Você pode falar e comentar sobre coisas engraçadas, ou fatos que estão “quentes” na mídia, que tenham relação com a saúde, com a sua área médica! Não é legal falar sobre religião, sobre política, por exemplo, neste caso, o profissional pode ganhar adeptos, porém pode ganhar opositores, por isso, a melhor forma de se portar em assuntos desses temas é de forma neutra.

  • Você pode fazer algumas piadas, porém não exagerar, médicos não são humoristas, são médicos!

  • Você pode fazer postagens cômicas, bem humoradas e com linguagem sarcástica, mas tenha sempre em mente que as pessoas interpretam de forma diferente e pode atrapalhar a sua reputação.

Pilar Motivacional: São postagens que inspiram o dia-a-dia das pessoas.

  • Frases de esforço x vitória

  • Frases derrota x superação

  • Frases de reflexão em geral

Pilar Educativo/ informativo: Dicas relacionadas ao seu negócio, sua especialidade de atendimento na área médica.

  • Sobre doenças e problemas de saúde: o que são, como prevenir, quais tratamentos, quais riscos, sintomas, nº de ocorrências, incidências (perfil de pessoas que mais acomete a doença), entre outras coisas que são corriqueiras do seu dia a dia, mas que todo mundo não sabe!

  • Como se comunicar: Procure usar uma linguagem íntima, pessoal, usando a palavra “gente”, “meus queridos”, “meus amigos”, “pessoas”, e por aí vai...

  • Como se apresentar: Saia da formalidade, seja natural! As pessoas buscam ouvir e seguir pessoas autênticas, e você pode aproveitar para deixar de lado as formalidades e conversar como uma pessoa amiga, próxima, íntima!

Ferramentas do Instagram: Utilize todas as ferramentas disponíveis no Instagram. Use a criatividade, marque pessoas, colegas, seja comunicativo!

Aproveite essas dicas e se você não gostou de alguma, não tem problema, pode desconsiderar ou nos ajudar a melhorar! Faça contato com a equipe da Health!

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  • CRIAÇÃO: Criação de identidade visual, criação e gestão de conteúdos para redes sociais, gestão audiovisual para Youtube, e criação de blog post.

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