Tis Marketing

View Original

Por que uma empresa inova?

Por que as empresas inovam? As empresas inovam em busca de geração de um valor superior e diferenciais de mercado em seus produtos ou serviços. Este é um dos principais fatores da pauta “Inovação” nas empresas.

Uma ideia mais revolucionária ou o desenvolvimento de um novo modelo de negócios, um uma nova solução são considerados, também, maneiras constantes de inovar.

Inovar sempre?

A pauta “inovação” dentro das empresas, hoje é essencial. Justamente para que a empresa não se perca sua relevância no mercado e sua visibilidade e importância da marca.

O que é preciso para inovar? Para inovar, seja em um produto ou serviço, não necessita ser algo extraordinário, futurístico ou surreal, pode-se partir de uma ideia simples, entretanto, que seja para melhorar e otimizar o seu negócio.

A inovação vai muito além de uma invenção e não se trata apenas de uma descoberta, e sim de algo realmente impactante.

No ramo corporativo e empresarial, independentemente se a empresa é tradicional ou jovem, uma vez que adotar em sua estratégia a pauta “inovação”, haverá uma maior possibilidade de crescimento.

Como inovar? Invista em sua empresa em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Você não precisa criar um setor, você pode escolher dentro do quadro de colaboradores, pessoas criativas e tradicionais, mas gerar uma pauta de “pensar diferente em busca da otimização do seu negócio”. Mas falando de P&D, este é um setor de uma grande empresa que tem a função de pesquisar no mercado onde atua, novos produtos, serviços e estratégias. Isso faz com que sejam revistos os seus processos, desenvolvimento de produtos e serviços. Uma boa prática também é o Benchmarking, uma espécie de pesquisa de referência no setor, com os principais players (atores) do mercado, fazendo com que a empresa fique por dentro do que está sendo inovado e os diferenciais.

É comum que no setor de P&D das empresas é necessário diagnosticar o contexto em que a empresa está inserida, a sua forma de atuação e os seus objetivos. Para isso, o P&D possui 04 processos de trabalho:

  • Mapear o mercado;

  • Como Melhor servir ao mercado;

  • Como Melhor moldar o mercado;

  • Como se Manter no mercado.

Associando estes 04 processos em sua P&D, a obtenção de sucesso é mais próxima da realidade.

Manter-se atualizado no mercado:

Atualmente, com os avanços tecnológicos em todos os setores, a possibilidade de ideias, produtos e serviços se tornarem obsoletas são bem reais. Ainda mais se a cultura de sua empresa não possui a pauta de Inovação, uma vez que o mercado sempre está se transformando.

Os principais benefícios da inovação são:

  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;

  • Aperfeiçoamento de processos de produção;

  • Identificação de novas oportunidades de negócio.

Este são alguns dos benefícios trazidos pela inovação, e quem não inova, fica para trás. Por isso, pensar em inovação é um dever e não uma escolha!

Quer saber onde rever suas atividades empresariais? Aí vão algumas dicas de pontos importantes onde pode-se pensar em inovar:

  • Marca: Como sua marca se relaciona com o seu cliente?

  • Oferta: Suas ofertas são atrativas no mercado, existe alguma nova forma de vender?

  • Plataformas de Comunicação: Suas plataformas são as mais comuns, existe novas formas de se conectar?

  • Soluções: Quais são as soluções, as mesmas que o mercado oferece, você pode agregar mais entregas?

  • Experiência do Usuário: Como o seu cliente é impactado, qual é a sensação de consumo do seu cliente?

  • Valor do seu produto ou serviço: Onde está o valor entregue no seu produto ou serviço, isso é perceptível? Pode ter mais valor de entrega?

  • Processos de atendimento ou produção: Nos seus processos de atendimento ou de produção, você consegue otimizar, melhorar ou encontrar novas formas de fazer?

  • Organização de sua empresa: A estrutura organizacional de sua empresa pode ser aprimorada, pode ser revista e otimizada?

  • Cadeia de fornecimento: Seus fornecedores, suas relações empresariais, seus insumos estão atualizados?

  • Presença de mercado: Sua atuação no mercado pode ser mais abrangente, mais intensa, mais envolvente?

  • Rede de parceiros: Você renova as suas relações profissionais, alimenta o seu networking, aumenta a sua rede de parceiros, como você pode melhorar esse processo?

Estas são apenas algumas reflexões de como inovar em alguns pontos importantes de gestão do seu negócio.


Conheça o Método PIE - Planejando a Inovação Empresarial

A TIS Marketing é uma empresa que criou um processo próprio, chamado PIE: Planejando a Inovação Emrpesarial.

Sabemos que inovar não é fácil, mas também não é impossível. É preciso ter muita dedicação e esforço para inovar em uma empresa, por tal motivo, dispomos de uma equipe dedicada a pensar em paralelo o seu negócio.

Aplicamos o processo PIE em sua empresa, em forma de consultoria de inovação, buscando identificar pontos potenciais para explorar melhor o seu negócio. Seja uma forma de se relacionar, um no jeito de fazer, uma nova forma de atender. Tudo passa por uma ampla pesquisa e um plano de inovação que será a inspiração para você colocar em prática a inovação em sua empresa.

Quer conhecer o nosso processo?

Entre em contato!