Marketing médico: o que pode e o que não pode fazer?
Você já deve ter se perguntado: “Como devo iniciar a minha presença na internet?”
Se você ouvir “marketing digital” como resposta, talvez torça um pouco o nariz. E com razão...
O marketing tradicional já vem perdendo espaço em todas as áreas de empreendedorismo e na área da saúde, então, ele é ainda mais complicado.
Existe uma série de normas e condutas que um profissional de saúde deve seguir ao utilizar o marketing tradicional para promover o seu consultório. Além disso, não queremos correr o risco de sermos extremamente chatos e invasivos, não é mesmo?
Então, qual é a solução?
O segredo se chama: Inbound Marketing. O inbound marketing é a nova sensação entre todos os empreendedores e veio para ficar nessa era da internet. Inbound marketing significa marketing de entrada e se opõe ao outbound que significa marketing de saída, ou seja, aquele marketing tradicional onde os empreendedores anunciam indo atrás de novos clientes (outdoor, anúncios convencionais como rádio, tv, etc.).
O inbound é o marketing que não parece marketing. É o marketing que as pessoas amam, é aquele que vai tornar o seu consultório uma referência no mercado e na área em que você atua. Seja construindo um relacionamento forte com o seu público através do seu blog, e-mail e das redes sociais ou divulgando informações úteis através de conteúdos, o inbound é, atualmente, a melhor estratégia para qualquer empreendimento que deseja crescer e se consolidar.
Marketing de conteúdo é a estratégia que consiste em atrair o interesse do seu público, sem precisar comprá-lo. Você vai começar a produzir conteúdo com informações que são de interesse do seu público e vai transformar essas pessoas que não conhe- cem o seu consultório em clientes.
Muitos assuntos sobre o tema estão presentes na web, porém, entender o que pode e o que não pode ser feito na internet, principalmente nas mídias sociais, este assunto é bem raro! Por isso a Health preparou um resumo para você explorar o Inbound marketing de forma correta e sem complicações futuras com as entidades reguladoras da saúde como o CFM e o CRM.
Marketing Médico: o que pode e o que não pode fazer? Segundo as regras do CRM local e CFM>
O QUE PODE:
1. Ter um site e blog como ferramenta de disseminação de conteúdo de qualidade;
2. Fazer um Plano de Marketing Médico, sempre respeitando as normas do CFM;
3. Pode divulgar os convênios aos quais é credenciado;
4. Precisará mencionar a direção médica responsável;
5. Dar entrevistas a meios de comunicação com fins educativos;
6. Anunciar no Google Adwords para ser encontrado pelos seus pacientes;
7. Utilizar as Redes Sociais para compartilhar seu conhecimento;
8. Oferecer uma agenda no site;
9. Divulgar o material do consultório (sempre com os dados do responsável técnico);
10. O médico pode fazer propaganda de títulos de especialista e o seu registro no CRM.
O QUE NÃO PODE:
1. Sensacionalismos e Autopromoção;
2. Usar a internet para a Prescrição de Medicamentos ou realização de consultas;
3. Divulgar fotos em ambientes de trabalho para fins de autopromoção;
4. Anunciar a cura de doenças para as quais ainda não exista tratamento apropriado, de acordo com os conhecimentos científicos comprovados;
5. Anunciar métodos de tratamentos e diagnósticos ainda não consagrados cientificamente;
6. Não pode anunciar especialidade ainda não admitida para o respectivo ensino profissional;
7. Promover produtos protéticos que requeiram exames e diagnósticos de médicos especialistas;
8. Não pode anunciar o exercício de mais de duas especialidades;
9. Mostrar fotos de Antes/Depois ou mesmo divulgar alguma foto do paciente, mesmo que ele tenha dado autorização;
10. Não poderá conter promessa de cura ou de recompensa para aqueles que não obtiverem êxito com a utilização do tratamento.
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