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Marketing médico: o que pode e o que não pode fazer?

Você já deve ter se perguntado: “Como devo iniciar a minha presença na internet?”

Se você ouvir “marketing digital” como resposta, talvez torça um pouco o nariz. E com razão...

O marketing tradicional já vem perdendo espaço em todas as áreas de empreendedorismo e na área da saúde, então, ele é ainda mais complicado.

Existe uma série de normas e condutas que um profissional de saúde deve seguir ao utilizar o marketing tradicional para promover o seu consultório. Além disso, não queremos correr o risco de sermos extremamente chatos e invasivos, não é mesmo?

Então, qual é a solução?

O segredo se chama: Inbound Marketing. O inbound marketing é a nova sensação entre todos os empreendedores e veio para ficar nessa era da internet. Inbound marketing significa marketing de entrada e se opõe ao outbound que significa marketing de saída, ou seja, aquele marketing tradicional onde os empreendedores anunciam indo atrás de novos clientes (outdoor, anúncios convencionais como rádio, tv, etc.).

O inbound é o marketing que não parece marketing. É o marketing que as pessoas amam, é aquele que vai tornar o seu consultório uma referência no mercado e na área em que você atua. Seja construindo um relacionamento forte com o seu público através do seu blog, e-mail e das redes sociais ou divulgando informações úteis através de conteúdos, o inbound é, atualmente, a melhor estratégia para qualquer empreendimento que deseja crescer e se consolidar.

Marketing de conteúdo é a estratégia que consiste em atrair o interesse do seu público, sem precisar comprá-lo. Você vai começar a produzir conteúdo com informações que são de interesse do seu público e vai transformar essas pessoas que não conhe- cem o seu consultório em clientes.

Muitos assuntos sobre o tema estão presentes na web, porém, entender o que pode e o que não pode ser feito na internet, principalmente nas mídias sociais, este assunto é bem raro! Por isso a Health preparou um resumo para você explorar o Inbound marketing de forma correta e sem complicações futuras com as entidades reguladoras da saúde como o CFM e o CRM.

Marketing Médico: o que pode e o que não pode fazer? Segundo as regras do CRM local e CFM>

O QUE PODE:

1.     Ter um site e blog como ferramenta de disseminação de conteúdo de qualidade;

2.     Fazer um Plano de Marketing Médico, sempre respeitando as normas do CFM;

3.     Pode divulgar os convênios aos quais é credenciado;

4.     Precisará mencionar a direção médica responsável;

5.     Dar entrevistas a meios de comunicação com fins educativos;

6.     Anunciar no Google Adwords para ser encontrado pelos seus pacientes;

7.     Utilizar as Redes Sociais para compartilhar seu conhecimento;

8.     Oferecer uma agenda no site;

9.     Divulgar o material do consultório (sempre com os dados do responsável técnico);

10. O médico pode fazer propaganda de títulos de especialista e o seu registro no CRM.

 

O QUE NÃO PODE:

 

1.     Sensacionalismos e Autopromoção;

2.     Usar a internet para a Prescrição de Medicamentos ou realização de consultas;

3.     Divulgar fotos em ambientes de trabalho para fins de autopromoção;

4.     Anunciar a cura de doenças para as quais ainda não exista tratamento apropriado, de acordo com os conhecimentos científicos comprovados;

5.     Anunciar métodos de tratamentos e diagnósticos ainda não consagrados cientificamente;

6.     Não pode anunciar especialidade ainda não admitida para o respectivo ensino profissional;

7.     Promover produtos protéticos que requeiram exames e diagnósticos de médicos especialistas;

8.     Não pode anunciar o exercício de mais de duas especialidades;

9.     Mostrar fotos de Antes/Depois ou mesmo divulgar alguma foto do paciente, mesmo que ele tenha dado autorização;

10. Não poderá conter promessa de cura ou de recompensa para aqueles que não obtiverem êxito com a utilização do tratamento.


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